Tomate Cereja



O tomate-cereja tem poucas calorias, apenas 18 a cada 100 gramas é levinho e apetitoso, ótima pedida para épocas de calor. É mais adocicado e menos ácido que o tomate maior, e cai bem em qualquer salada.

O tomate-cereja possui as mesmas propriedades e nutrientes que as dos tomates maiores e, além do mais, é fácil de plantar.


Clima e Solo


A variedade é pouco resistente ao frio e à geada, então o ideal é que seja o local seja abrigado e soalheiro. A temperatura ótima para seu cultivo varia entre 25 e 35.ºC. Já o solo, é necessário que seja profundo, mas não apresenta nenhuma grande dificuldade, sendo pouco exigente. O indicado é que seja bem drenado. Os solos arenosos argilosos ou francos são os mais indicados. O pH ideal entre 5,5 e 7,0.


Espaçamento

Sugerido: 15 cm entre plantas e 1 m entre linhas.


Preparo do Solo


Semear em terreno definitivo depois de limpo, cavado e estrumado. A plantação deve ser em torrão a 1,5 cm abaixo do solo – coloque uma estaca com 1,5 m junto da planta para a tutoragem. Eliminar quaisquer lançamentos laterais (talos) das axilas das folhas.


Adubação


Nas principais regiões produtoras do Estado, é comum o uso da seguinte adubação: 500 kg/ha da formulação 4-30-10 em pré-plantio e uma mistura de 500 kg/ha de 4-30-10 com 250 kg/ha de sulfato de amônio, aplicada em cobertura e incorporada 30 a 35 dias após a emergência.


Poda


Uma questão muito importante sobre o tomate cereja é que a maior parte das cultivares são de crescimento indeterminado. É necessário fazer podas de crescimento para que a planta possa produzir frutos de melhor qualidade. Semanalmente é fundamental fazer a operação de desbrota que consiste em retirar os brotos das axilas das folhas. Quando a planta registra um crescimento excessivo, uma solução é utilizar fitilho, com uma técnica que “amarra” o caule da planta em uma base de arame.


Irrigação


O tomate é uma cultura muito sensível ao clima. No caso do tomate cereja, geralmente é indicado que o cultivo seja irrigado com uma certa frequência. A irrigação varia de região para região e deve ser cuidadosa. Para que seja realizado o manejo adequado da água, o produtor terá que utilizar equipamentos que possam avaliar melhor a umidade do solo.


Pragas e Doenças


As principais pragas do tomate cereja são: Ácaros, mosca branca, aranhiço vermelho, pulgão verde, pulgão, tripes, lesma, alfinete, escaravelho, lagarta do fruto, lagarta da folha.

Já as doenças podemos destacar o Míldio, cladosporiose, viroses, podridão apical, asfixia radicular, necrose apical.

Para o correto manejo, é importante fazer o monitoramento de pragas e aplicar produtos de controle quando houver infestação.


Colheita e Pós Colheita


Com todos esses cuidados, a planta é capaz de produzir frutos para iniciar a colheita entre 80 a 90 dias após o plantio. É importante que os frutos estejam com a coloração uniforme para que sejam embalados. O cacho de tomate cereja não amadurece por completo. O produtor colhe cada fruto a medida que vai emadurecendo. Assim que colhido, o fruto é levado para uma bancada onde é feita a separação por tamanho entre graúdos e miúdos. Com todos esses cuidados, a planta é capaz de produzir frutos para iniciar a colheita entre 80 a 90 dias após o plantio. Como o tomate cereja é uma variedade que tem o fruto pequeno e a profundidade da raiz fica em torno de 50 centímetros, é possível fazer o plantio também em vaso. Para que a planta tenha uma vida útil maior e evite o enovelamento da raiz é interessante que sejam utilizados vasos com altura de pelo menos 50 centímetros de altura e 40 centímetros de largura.




Referências:

FLEMING, Beatriz. 7 dicas para ter sucesso na plantação de tomate cereja. Disponível em: <http://www.semagro.ms.gov.br/7-dicas-para-ter-sucesso-na-plantacao-de-tomate-cereja/>. Acesso em: 12 de agosto de 2019.


HORTICULTOR, Canal do. Informações técnicas para cultivar tomates. Disponível em: <https://canaldohorticultor.com.br/informacoes-tecnicas-para-cultivar-tomates/>. Acesso em: 12 de agosto de 2019.


RURALIDADES. Aprende de A a Z - Ficha técnica: Tomate cereja ou cherry. Disponível em: <http://www.ruralidades.pt/index.php/horta/aprender-de-a-z/aprender-st/tomate-cereja-ou-cherry-ficha-tecnica>. Acesso em: 12 de agosto de 2019.

#tomate #cereja #tomatecereja

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook
  • Instagram

© 2023 por Sindicato Rural de Mogi das Cruzes.