May 12, 2020

March 18, 2020

Prorrogação do Prazo da Entrega da Declaração de Imposto de Renda

April 2, 2020

A Receita Federal do Brasil anunciou na noite desta quarta-feira, (01/04/2020), a prorrogação do prazo final para a entrega das declarações do Imposto de Renda das pessoas físicas referentes ao ano-base de 2019, através INSTRUÇÃO NORMATIVA 1.930 RFB, DE 1-4-2020 (DO-U, Edição Extra, de 1-4-2020)

O prazo para apresentação da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física foi adiado do dia 30 de abril para o dia 30 de junho de 2020 e a exigência de se informar o número constante no recibo de entrega da última declaração de ajuste anual foi retirada.

Como consequência, a data do agendamento do débito automático da 1ª cota passa de 10 de abril para o dia 10 de junho.

Com a alteração do prazo e a retirada da exigência da informação do número do recibo, objetiva-se evitar eventuais aglomerações de contribuintes no atendimento da RFB, bem como em empresas ou instituições financeiras, na busca de informes de rendimentos, e em escritórios de profissionais ou em entidades que prestem auxílio no preenchimento das declarações, de modo a contribuir com o esforço governamental de diminuir a propagação do novo Corona vírus.

Para os contribuintes que já entregaram a declaração, a Receita Federal informa que será atualizada a versão do Programa gerador da Declaração (PGD) e assim será possível a emissão de novo DARF.

Para aqueles contribuintes que já agendaram o pagamento das cotas a Receita Federal aceitará o débito, de acordo com os novos prazos de vencimento.

Publicado: 02/04/2020 12h01: Site Oficial da Receita Federal