Guia do Produtor

Adubação Mineral


Adubação a lanço com formulado de NPK para posterior plantio de hortaliças


A adubação é uma prática agrícola, onde são fornecidos adubos ou fertilizantes ao solo, para que este recupere ou mantenha sua fertilidade, pois sua carência por nutrientes será suprida e este será capaz de fornecer condições para o pleno desenvolvimento das culturas.

A adubação mineral é aquela realizada com adubos extraídos de rochas, que são recursos naturais não renováveis, ou produzidos em indústrias químicas, e por isso deve-se ter cautela para não usá-los em excesso.


Uma adubação correta aumenta a produtividade agrícola e não é somente feita de forma mineral, também existem os adubos orgânicos, que são obtidos a partir da decomposição de restos de plantas ou de fezes de animais (estercos), pela ação dos microrganismos e também das minhocas.



Outra forma, são os chamados adubos verdes, que são plantas (geralmente leguminosas) que são cultivadas antes ou junto com a cultura principal. As suas folhas e palhada contém nutrientes que lentamente vão sendo mineralizados e utilizados por outras culturas, além de muitas vezes, auxiliarem na descompactação do solo.

<< Voltar para Guia do Produtor
Busca no Site:
mantenedores

SINDICATO RURAL DE MOGI DAS CRUZES - 2009 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por: Andréa Mari